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Os torcedores de futebol além das 4 linhas

A evolução do ambiente esportivo é inegável. Os clubes que não acompanham essa evolução já estão ficando para trás. No futebol, a evolução é perceptível em inúmeros aspectos, dentre eles na relação do clube com o seu torcedor. Os torcedores de futebol precisam se sentir cada vez mais importantes e lembrados. Se um clube consegue gerar inúmeros benefícios ao seu torcedor, a chance dele permanecer associado ou indo aos jogos é muito maior.

A relação entre Clube x Torcedores de Futebol

Nesse sentido, os torcedores de futebol precisam ser atraídos cada vez mais para frequentar o estádio. Só os 90 minutos dos jogos não são mais suficientes. A pandemia da covid-19 mostrou para os clubes que é possível interagir com seus torcedores além do jogo. Muitos clubes fizeram ações online e tiveram grandes retornos de engajamento nas redes sociais e/ou financeiro, por exemplo, obtendo novos sócios torcedores e vendendo camisas.

Durante a pandemia, muitos clubes viram uma oportunidade de explorar o mercado das criptomoedas, mais especificamente com fan token. Em outras palavras, o fan token é utilizado pelos clubes como fonte de receita e como uma nova forma do torcedor interagir com o clube.

Dessa forma, pensar em ações para sócio torcedor é fundamental para gerar valor e despertar o interesse deles em se associar. Somente os descontos em ingressos não são mais atrativos, é preciso ir além, gerar e oferecer experiências antes, durante e depois do jogo.

Experiências com os torcedores

Red Bull Bragantino

Desde que investiu no time de Bragança Paulista, a Red Bull tenta cada vez mais atrair sócios torcedores. E, para isso, todos os sócio-torcedores têm experiências exclusivas, independente do plano selecionado. Além das experiências com o time, eles têm a oportunidade de ter experiências em outras modalidades patrocinadas pela marca.

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro o clube levou seus sócios-torcedores para o GP São Paulo de F1. Buscando aproximar o universo do automobilismo do fã de futebol, a Red Bull Bragantino GP São Paulo Experience sorteou 10 ingressos. A ação abrangeu todo o Brasil, desde que o sócio sorteado conseguisse ir até o autódromo de Interlagos ou ao estádio do clube.

Brahma e os torcedores de futebol

Além dos clubes, algumas marcas também estão se preocupando cada vez mais em engajar e interagir com o torcedor. A Brahma, por exemplo, promoveu uma ação onde o torcedor concorreu a um ano de experiências com o clube do coração. Para isso, era preciso comprar produtos Brahma e cadastrar-se no site oficial. A ação ocorreu nesse ano de 2021, entre maio e julho.

Ações envolvendo marcas e clubes ajudam a fortalecer ambas as partes e, dependendo do resultado, até motiva a renovação da parceria. Se o time estiver em boa fase é melhor ainda, porque os torcedores costumam atrelar marcas à fase do clube.

Por fim, é importante ressaltar que independente do tamanho ou do investimento do clube e da marca, é possível realizar diversas ações. Oferecer boas experiências além do jogo contribuem muito para que os torcedores de futebol queiram participar das próximas ações e estar perto do clube.

Diante disso, as ações fazem total diferença para o torcedor, tanto para ser sócio como para consumir uma marca. Quanto mais experiência os torcedores tiverem, mais satisfeitos e interessados eles serão, mesmo que os resultados em campo não agradem.

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