Guardiola Confidencial

Um Ano Dentro Do Bayern De Munique Acompanhando De Perto O Técnico Que Mudou O Futebol Para Sempre.

osep Guadiola i Sala, ou simplesmente Pep Guardiola, o nome que o futebol consagrou, é o personagem central do livro. Artífice ideológico, como treinador, de um tipo de jogo plástico, vencedor e revolucionário, Pep deixou o Barcelona, onde conquistara todos os títulos possíves, para se lançar em um novo projeto profissional no Bayern de Munique, outro gigante do futebol europeu.
E para escrever sobre ele, o jornalista Martí Perarnau acompanhou durante um ano o dia a dia do novo comandante do Bayern. Perarnau obteve do próprio Guardiola permissão para compartilhar o vestiário com os atletas, seguir de perto todos os passos do técnico e detalhar uma temporada inteira do catalão no comando do clube. Estava lançado o desafio a Martí: decifrar a personalidade de Pep Guardiola, o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história. O autor soube aproveitar o acesso livre – sem precedentes! – aos bastidores de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Observou de perto um personagem apaixonado pelo futebol, meticuloso e obsessivo em sua busca pela perfeição. Pôde conhecer melhor também as ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Guardiola.
Em artigo escrito para o jornal The Guardian, Perarnau descreve a personalidade de um técnico ao mesmo tempo racional e extremamente emocional.