O Futebol como ele é

O futebol como ele é: As histórias dos clubes brasileiros, investigadas em seus meandros políticos e econômicos, explicam como e por que se ganha (e se perde) neste jogo.

Sorte e azar são aspectos indissociáveis do jogo de futebol — um esporte praticado com os pés e, portanto, impreciso por natureza. Contudo, há mais explicações para o sucesso ou fracasso de uma equipe do que a participação do imponderável.

Em “O Futebol Como Ele É”, da Editora Grande Área, o jornalista Rodrigo Capelo investiga e explica esses fatores que não conseguimos enxergar quando olhamos somente para o campo. As decisões tomadas fora das quatro linhas e o contexto no qual elas estão inseridas podem contribuir diretamente para que a bola ultrapasse a linha do gol. São detalhes imperceptíveis durante os noventa minutos, mas capazes de determinar o resultado de uma partida ou, até mesmo, de um campeonato.

Com a atenção voltada para a gestão, em um trabalho jornalístico de vasta pesquisa e apuração minuciosa, além de entrevistas exclusivas com personagens como Eurico Miranda, Andrés Sanchez e Alexandre Kalil, o autor conta a história do futebol brasileiro e mostra como há muito tempo, desde bem antes do que se imagina, o esporte das massas é também um grande negócio — cujos segredos ajudam a explicar por que seu time do coração se encontra na situação em que está nos dias atuais.