Como os árbitros de Futebol exploram visualmente o jogo?

Data:

Compartilhe:

No futebol, a principal função dos árbitros de campo é determinar se as ações dos jogadores estão de acordo com as regras do esporte, o que exige uma série de decisões durante a partida. Essas decisões, em grande parte, se baseiam na percepção do árbitro, ou seja, no que ele vê. Portanto, a informação visual e o comportamento do olhar que coleta essa informação, são cruciais para o desempenho do árbitro.

Tradicionalmente, as pesquisas sobre o comportamento do olhar de árbitros se concentrou em situações específicas do jogo, como faltas, impedimentos ou passes longos. No entanto, essas situações representam apenas uma pequena parcela da partida. Já que a maior parte do tempo, o árbitro está em “jogo aberto”, observando o desenrolar da partida e antecipando eventos potenciais.

E um novo estudo realizado pelos pesquisadores Van Biemen e Mann da Vrije Universiteit Amsterdam e da Real Federação Holandesa de Futebol, publicado na revista científica Journal of Sports Sciences, investigou como os árbitros de futebol exploram visualmente o campo durante o jogo.

Como o estudo foi feito?

Para investigar como os árbitros observam jogos em situações abertas, o estudo teve a participação de árbitros de elite e sub-elite que utilizaram um dispositivo de rastreamento ocular móvel durante as partidas que nada mais era que um óculos que permitia rastrear para onde os árbitros estavam olhando.

Foram 13 árbitros de futebol (5 de elite e 8 sub-elite) que usaram o rastreador, e todos os dados foram gravados e, em seguida, analisados quadro a quadro para identificar os movimentos da cabeça e dos olhos.

Principais resultados

Os resultados mostraram que os árbitros utilizaram uma combinação de movimentos de cabeça e de olhos, com movimentos de cabeça sendo mais comuns que os movimentos oculares.

Além disso, os movimentos da cabeça e dos olhos foram sincronizados com eventos importantes do jogo, principalmente antes ou após os passes. Os árbitros tendiam a direcionar seu olhar para a bola no momento do passe, evitando movimentos da cabeça e dos olhos nesse instante específico. Essa sincronia sugere que os árbitros são capazes de prever o momento do passe e coordenar seu olhar para a próxima ação.

Gráfico no artigo. Head movements (movimentos da cabeça) e Eye movements (movimentos dos olhos).

Árbitros de elite tem comportamento diferente na busca visual?

A pesquisa também identificou que os árbitros de elite não são caracterizados por padrões diferentes de comportamento visual em comparação com árbitros sub-elite. Porém, eles tendem a fazer movimentos de cabeça e olhos mais rápidos e, portanto, passam menos tempo com o olhar desviado da bola ou do jogador em posse de bola.

Embora os árbitros de elite tenham apresentado movimentos de cabeça e olhos mais rápidos, não houve diferenças significativas nos padrões de visualização entre os dois grupos. Em vez disso, o estudo revelou que possivelmente há diferentes estilos de visualização individual; alguns árbitros tendem a explorar o campo de forma mais abrangente, enquanto outros se concentram em detalhes específicos da bola e do jogador em posse.

Implicações práticas do estudo

Este estudo aprofunda a compreensão de como os árbitros exploram visualmente o jogo durante situações de jogo abertas e fornece resultados valiosos para a educação e treinamento de árbitros. O estudo destacou a necessidade de considerar a coordenação entre movimentos da cabeça e dos olhos e a importância de desenvolver estratégias de visualização individual, em vez de aplicar um método único para todos.

Os resultados também levantam questões importantes para futuras pesquisas, principalmente com a crescente utilização de tecnologias de rastreamento ocular em diferentes áreas. Isso poderia melhorar a compreensão do comportamento visual dos árbitros e contribuir para o aprimoramento do desempenho e da tomada de decisões.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img

Posts Relacionados

Especialista fala como é o treino de força no Futebol

Fedato Filho, coordenador de performance falou com o Ciência da Bola sobre o assunto.

Estudo comparou a carga de treinamento entre titulares e reservas

Confira as taxas de carga acumulativa de jogos e treinamentos em jogadores.

Estudo revela impacto do calor em jovens jogadores de futebol

Como o calor pode afetar o desempenho de jovens no futebol?