Publicado em

Como a tecnologia pode melhorar o futebol: indo além do VAR

A tecnologia está presente em absolutamente tudo. Pode ir desde a água da torneira que já tem a opção de vir filtrada e gelada, passando por circunstâncias naturalmente tecnológicas, como no caso de plataformas revolucionárias de apostas, tal qual o in2bet

Mas o que realmente chama a atenção no momento atual é a inserção dela em cenários nunca vistos antes, vide o que se pode observar no futebol. A movimentação de técnicas e atividades cada vez mais avançadas em busca de melhores resultados e desempenho em campo mostram que não é apenas em jogos ou computadores que os recursos estão sendo inseridos. Selecionamos os principais para mostrar como anda este fluxo, confira! 

VAR

O mais famoso e em voga é o VAR. Ele consiste em um assistente de vídeo disponível para o árbitro. O que acontece na prática é uma reunião de outros árbitros, além do que está em campo, que fica assistindo todo o jogo por uma câmera. Eles podem auxiliar em decisões difíceis, sempre que o árbitro oficial requisitar.

Além disso, uma cabine fica posicionada em campo com uma tela que pode recuperar a imagem dos lances que forem necessários para não haver dúvidas sobre o ocorrido. Tudo é muito moderno e conta com tecnologia de ponta que inclui imagem de qualidade, pontos eletrônicos e câmeras em dezenas de cantos do campo.

Transmissão

Por falar em câmera, é realmente inacreditável o trabalho que é desenvolvido na transmissão das partidas. Além do repasse das imagens em tempo real, o acompanhamento dos lances tem se mostrado cada vez mais capaz.

Para fins de conferência, por exemplo, a implantação das câmeras do VAR possui uma espécie de sistema de rastreamento que segue a bola que, por sua vez, contém um sensor no seu centro para repassar os dados de movimento às câmeras. Claro que não é qualquer jogo que conta com toda essa infraestrutura de captação de imagens, mas ela já existe e é aplicada sempre que compatível. 

Tecnologia de linha do gol

Mais antigo que o VAR, mas também muito interessante, é o recurso de tecnologia de linha de gol. Ele dá ao árbitro o suporte necessário para que não reste dúvidas sobre a bola ter ou não entrado no gol. O seu funcionamento acontece por conta de sensores instaurados na linha do gol, apitando um informe diretamente no relógio do juiz. Sendo assim, não restam questionamentos sobre ter ou não ter sido ponto do time.

Equipamentos para a prática

Desde uniforme feito com material mais confortável, chuteiras mais resistentes e que proporcionam melhor desempenho até mesmo passando pela bola, que já foi muito diferente do que é hoje, a tecnologia não significa apenas itens ligados diretamente aos computadores em geral. Ela trabalha também nos bastidores do futebol, permitindo que os jogadores tenham equipamentos otimizados para desenvolver um jogo de ainda maior qualidade.

Ter a tecnologia em campo é positivo?

Apesar de haver muita discussão sobre o assunto, nossa opinião é de que, até o momento, o benefício tecnológico observado nos jogos é completamente benéfico ao desenvolvimento do esporte.

Com o auxílio de todos os aparatos disponíveis agora, o jogo fica mais propenso a estar livre de dúvidas e/ou injustiças, além de oportunizar ainda mais possibilidade de alto desempenho aos jogadores. Ganham os atletas e também os espectadores, que acompanham um futebol mais limpo e com espaço para performance exímia.